Em 12 dias, abril ultrapassa julho e tem o segundo maior número de mortes no Brasil desde o início da pandemia

junir1988 13/04/2021 Relatar Quero comentar

Foram 33.145 mortes registradas até esta segunda-feira, segundo levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa com as secretarias estaduais de Saúde.

Em apenas 12 dias, abril já se tornou o mês com o segundo maior número de mortes por Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia: já são  33.145 mortes registradas neste mês, segundo dados apurados pelo  junto às secretarias de Saúde do país.

Até esta segunda-feira (12), o segundo pior mês da pandemia em número de mortes era  ().

Se o total de mortes de julho for dividido pelo número de dias do mês, houve, em média, 1.602 mortes por Covid por dia naquele mês. Usando o mesmo cálculo para abril, em comparação, este mês já tem uma média de 2.762 mortes diárias registradas pela doença.

A data de julho com mais mortes foi o . Em abril, o maior número foi visto , quase três vezes mais. Ao todo, .

Para a epidemiologista Ethel Maciel, professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (), o alto número de mortes de abril reflete a alta nos casos vista no mês passado, principalmente nas duas últimas semanas de março.

66.868 DESPEDIDAS: 

Ela também acredita que os números altos de mortes devem se manter em abril, justamente por causa da grande quantidade de novos casos ainda vistos todos os dias no país.

O dado referente às mortes de abril foi calculado somando-se as mortes diárias vistas em abril desde o dia 1º até o dia 12. Os números de mortes em 2021 foram determinados da mesma forma; os dos meses de 2020 foram calculados com uma metodologia um pouco diferente, mas cujo resultado é o mesmo

Comentário do usuário