Eles fizeram uma máscara anticovid que pode ser filtrada, não espremida e pode ser reutilizada

Amélia 15/09/2020 03:20 Relatar

Os pesquisadores Sundaresan Jayaraman e Sungmee Park, do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos EUA, estudaram uma máscara que deve ser usada na maioria dos locais coletivos no Brasil durante a pandemia do coronavírus. Este fixo no rosto e com a função de filtragem necessária deixa-nos mais confortáveis.

Isso porque a máscara deles não só filtra o ar como, segundo eles, se ajusta perfeitamente ao rosto. Além disso, ela é reutilizável e lavável —após 20 lavagens, o protótipo não encolheu e nem perdeu a forma. O produto foi divulgado no site The Journal of The Textile Institute, voltado à indústria têxtil.

"A filtragem eficiente por si só não é o bastante", explicou Jayaraman no site do Instituto de Tecnologia da Georgia. "A combinação de ajuste, eficiência na filtragem e ficar fixa no lugar correto é o que faz uma boa máscara."

A máscara é composta por duas partes. O design combina barreiras de tecido para a filtragem de partículas (com espaço para acrescentar um filtro extra se desejado) a uma parte elástica usada para ajustar a máscara e mantê-la no lugar. Os tecidos utilizados na filtragem são sintéticos, pois absorvem menos umidade do que tecidos naturais como o algodão.

Uma das descobertas da pesquisa, após testarem vários tecidos, foi de que um alto número de camadas dificulta a respiração e não necessariamente oferece uma melhor filtragem. A máscara nova busca equilibrar proteção e conforto permitindo que o usuário respire e se comunique confortavelmente.

Os protótipos usam um fecho colchete, tipo um fecho de sutiã, na parte de trás da cabeça. Desta forma, a máscara não fica frouxa e nem cai do rosto. Isso aumenta a segurança e eficiência: o usuário não tem que manusear o acessório constantemente, o que evita contaminar a si ou a máscara.

O ajuste bem preso da máscara também resolve um dos principais defeitos de máscaras de tecido, que é o vazamento de ar pelas bordas. O escape de ar impede a filtragem adequada, pois permite que partículas entrem e saiam do espaço da máscara, potencialmente colocando você ou as pessoas ao redor em risco de contaminação.

Parte do conteúdo do artigo é proveniente da Internet. Se seus direitos de privacidade forem violados, o site será processado o mais rápido possível. Relatar
Artigos recomendados

©2020 didiadidia.com. All Rights Reserved. Sobre nós Política e segurança Termos Privacidade Direitos autorais

Isenção de responsabilidade:Este site opera enviando artigos em tempo real e não assume nenhuma responsabilidade legal pela autenticidade, integridade e posição de todos os artigos. O conteúdo de todos os artigos representa apenas as opiniões pessoais do autor e não é a posição deste Site. Os usuários devem julgar a autenticidade do conteúdo. O autor possui os direitos autorais do artigo publicado neste site. Como este site é restrito pelo modo de operação "publicação em tempo real", não podemos monitorar completamente todos os artigos. Se os leitores encontrarem problemas, entre em contato conosco. Este site tem o direito de excluir qualquer conteúdo e recusar qualquer pessoa a publicar artigos neste site e também o direito de não excluir o artigo.Não escreva palavrões, calúnia, violência pornográfica ou ataques pessoais, seja disciplinado. Este site reserva todos os direitos legais.
TOP
X
Relatar
Use um endereço de e-mail real. Se não pudermos entrar em contato com você, não poderemos processar seu relatório.