Notícias sobre covid-19, ao vivo | São Paulo regride para fase vermelha e retomará aulas presenciais e futebol

Notícias Urgente 09/04/2021 Relatar Quero comentar

Governo paulista considera que a redução no ritmo de internações ―de 17,7% em relação à semana anterior― já permite relaxar medidas. Bolsonaro acusa ministro do STF de fazer “politicalha” junto com “esquerda do Senado” ao determinar a instalação de comissão para investigar possíveis omissões do Governo na crise sanitária. Brasil registra novo recorde de notificação de mortes em 24 horas: 4.249. Japão aperta medidas contra pandemia 100 dias antes da Olimpíada. Siga as últimas notícias.

“Pelo que me parece, falta coragem moral para o Barroso”, atacou o presidente Jair Bolsonaro na manhã desta sexta-feira ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, que determinou na quinta-feira que o Senado instale uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar eventuais omissões do Governo federal no enfrentamento da crise sanitária de covid-19. Bolsonaro postou em suas redes sociais um vídeo que registra seus ataques ao ministro durante conversa com apoiadores. Na gravação, ele também cobra de Barroso a determinação para a abertura de processos de impeachment de ministros do STF no Senado. O Brasil registrou nesta quinta-feira um novo recorde de 4.249 novos óbitos em decorrência da  o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 345.025 mortes, segundo informou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Por 9 a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira, que São Paulo pode vetar cultos religiosos em fase grave da pandemia. Japão aperta medidas contra covid-19 100 dias antes dos Jogos Olímpicos.

Ministro da Saúde diz que Fiocruz produzirá insumo nacional para vacina contra covid-19 a partir de agosto

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou nesta sexta-feira a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e afirmou que a previsão é de que a partir de agosto a instituição comece a produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) na nova fábrica, o que tornará o processo de produção da vacina da Oxford/Astrazeca contra o novo coronavírus 100% nacional. Hoje, o IFA é importado da China.

"Hoje eu vi aqui a produção do IFA nacional", afirmou o ministro a jornalistas após a visita. "Acredito que no mês de agosto já tenhamos a produção nacional. Isso representa uma conquista nacional e dispensa a importação desse insumo”, disse.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, afirmou que a vacina contra a covid-19 com matéria-prima totalmente nacional deve chegar para a população em setembro.

Comentário do usuário