Parauapebas começa a vacinar contra a covid-19. Confira:

Gomes 20/01/2021 Relatar Quero comentar

“Uma grande emoção fazer parte deste momento. Grata a Deus por isso. Torço para que a população entenda a importância dessa vacinação e que a batalha contra o vírus ainda não acabou”. Essas foram as palavras da enfermeira Leonice de Oliveira, 65 anos, a primeira profissional de saúde vacinada em Parauapebas, nesta terça-feira, 19.

A Prefeitura de Parauapebas realizou um momento solene para marcar o início da vacinação no município. Além da enfermeira, o educador Karop Ti Xikrin, da etnia Xikrin do Kateté, de 31 anos de idade, também foi vacinado durante o evento, realizado na Praça da Bíblia. Coube à diretora de Vigilância em Saúde, Michele Ferreira, aplicar as doses. Neste primeiro momento, somente índios e profissionais de saúde serão vacinados.

“A vacina era muito esperada e sua chegada é muito importante, mas, tendo em vista a limitação do número de doses que recebemos, a nossa população não pode baixar a guarda, é preciso manter os cuidados para evitar a propagação do vírus”, alertou o prefeito Darci Lermen, que destacou o sentimento de esperança do governo e de toda a população com a chegada da vacina.

Darci reforçou que mantém contato com laboratórios produtores de vacinas de várias nacionalidades, para a compra de 400 mil doses, com recursos já reservados pela prefeitura desde o ano passado. “Se o Ministério da Saúde não nos atender com mais doses, iremos comprar as vacinas, independentemente da nacionalidade. Basta o aval da Anvisa. O que nos importa é cuidar da saúde da nossa gente e extirpar essa doença do município”, frisou o prefeito.

Além de Darci, participaram do evento o vice-prefeito João do Verdurão; o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, e os vereadores Rafael Ribeiro, Zé do Bode, Josemir, Leandro do Chiquito, Francisco Eloécio e Josivaldo da Farmácia.

Programa de Imunização

Parauapebas recebeu 2.296 doses do Ministério da Saúde, das quais 1.051 serão aplicadas nos indígenas e o restante em 40% dos profissionais de saúde que atuam na ala da Covid, UTIs, UPA e Pronto Socorro Municipal. 

A vacinação foi iniciada já nesta terça-feira logo após a solenidade. Os profissionais da ala da Covid foram os primeiros imunizados. Uma equipe da coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fará a vacinação nesses profissionais em seus respectivos ambientes de trabalho.

O município aguarda as orientações do Ministério da Saúde e o envio de mais doses para seguir com o programa de imunização. 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Comentário do usuário