Evite tomar paracetamol antes de receber a vacina contra a Covid-19; alerta especialista

Top News 27/04/2021 Relatar Quero comentar

A pandemia do coronavírus assola a humanidade desde o final do ano de 2019. O vírus surgiu na China e acabou se espalhando pelo mundo inteiro mudando completamente a rotina de como viver em sociedade. Para evitar o contágio da doença, uma das medidas orientadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde é o distanciamento social.

Além disso, o uso de máscaras faciais, uso de álcool gel e também medidas de higiene como lavar as mãos com água e sabão sempre que possível. Felizmente, o uso emergencial da vacina contra Covid-19 tem sido a grande esperança de evitar mais mortes por causa do vírus. Muitos países já começaram a imunização e o Brasil também está nesse rol.

Algumas vacinas costumam ter alguns efeitos colaterais, como a dor na região do braço. Por isso, muitas pessoas gostam de tomar algum tipo de analgésico, como o ibuprofeno ou paracetamol, antes de receber a vacina para evitar um possível desconforto por causa da dor.

Isso não é algo necessário e pode acabar potencializando uma resposta do sistema imune a vacina. Vários imunizantes já estão sendo usados no mundo, entre elas estão as vacinas da Astrazeneca, CoronaVac e Biontech. Milhares de pessoas estão ansiosas para poder receber a dose da vacina.

A médica Sarah Jarvis deu uma declaração ao jornal britânico The Sun e fez um alerta sobre o uso de analgésicos antes da vacina. “Há algumas evidências teóricas de que os analgésicos podem alterar a resposta imunológica do corpo às vacinas”, disse a profissional.

A médica alerta que ainda não se sabe se o uso desse tipo de medicamento antes da imunização pode afetar a eficiência da vacina. Contudo, como uma medida de precaução, o conselho é evitar fazer uso desses remédios antes da imunização.

Comentário do usuário