ONG divulga documentário sobre migração venezuelana e resposta humanitária no Brasil

SantyArt 12/04/2021 Relatar Quero comentar

A Fraternidade - Federação Humanitária Internacional (FFHI), organização sem fins lucrativos, divulgou nesta semana o documentário Hermanos - o Brasil na resposta humanitária à crise venezuelana.

O trabalho narra a migração por meio de relatos de oficiais do Exército Brasileiro, , migrantes, refugiados, voluntários e agentes humanitários.

De acordo com a ONG, a proposta do documentário é trazer uma perspectiva plural a partir da trajetória, dificuldades e desafios enfrentados sob o olhar de imigrantes e de quem acolheu estas pessoas.

A ideia é também mostrar como foi consolidada a Operação Acolhida, força-tarefa humanitária que reúne diferentes organizações na resposta a um dos maiores deslocamentos forçados do mundo. O documentário foi feito pela FFHI, organização que atua em 18 países e veio para Roraima em 2016.

FECHADA

Devido à pandemia da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro mandou fechar a fronteira terrestre entre Brasil e Venezuela. Mesmo assim, o Governo de Roraima estima que 500 imigrantes entrem diariamente pelas rotas clandestinas em Pacaraima.

Neste ano, uma decisão judicial , ainda que ilegais. Os militares passaram a atuar no acolhimento no ano de 2018, quando o então presidente Michel Temer criou a resposta humanitária.

Um dos trabalhos desenvolvidos pelo Governo Federal em parceria com diversas instituições é a interiorização, que consiste no , onde possam melhorar de vida. Somente em 2020, a operação transferiu 19 mil venezuelanos. 

Comentário do usuário