Reabertura de comércio e cultos religiosos em SP é autorizado pelo governo

New York Times 16/04/2021 Relatar Quero comentar

Foi anunciado pelo governo de São Paulo a chamada “fase de transição”, a partir de domingo (18), com a reabertura do comércio. A medida autoriza também o funcionamento de cultos religiosos presenciais.  O governo estadual também confirmou que no dia 24 de abril será permitida a reabertura do setor de serviços, o que inclui restaurantes e salões de beleza, no mesmo horário de funcionamento que o comércio, além das academias, que poderão funcionar das 7h às 11h e das 15h às 19h.

Os estabelecimentos devem funcionar com ocupação máxima de 25% da capacidade. O toque de recolher continua em vigor no Estado, das 20h às 5h. Segundo, Jean Gorinchteyn, secretário da Saúde do Estado, o número de internações por covid-19 caiu 10% desde a semana passada. A medida foi definida pela gestão estadual como uma "fase transitória", e prevê a liberação gradual de outros setores da economia até o final de abril.

“Para que a gente possa dar passos seguros adiante sem o risco de retrocedermos, o apoio da população continua sendo fundamental”, disse o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM). Questionado sobre a aquisição de kits de intubação, o vice-governador pediu que a pergunta fosse feita ao Ministério da Saúde, atribuindo a responsabilidade ao governo federal.

“O grande problema é que o Ministério da Saúde vem e faz uma requisição de produtos e impede os Estados e municípios de comprar. A partir daí, ele assume a responsabilidade de fazer a distribuição. Não fosse a requisição [do governo federal], teríamos condição de adquirir diretamente e distribuir às redes que estão necessitando”, completou.

Segundo o anúncio desta sexta, as restrições impostas nas fases emergencial e vermelha, que duraram 27 dias ao todo, serviram para diminuir a taxa de crescimento diário de pacientes internados em UTI com a Covid. A taxa de ocupação das UTIs no dia 1 de abril era de 92,3%, e até o dia último dia 15 estava em torno de 85,3%.

Comentário do usuário