Uso de Pulseiras sera Obrigatório no Combate ao Covid-19 e Gera Polêmica.

Sert 13/04/2021 Relatar Quero comentar

Pacientes com suspeita da doença vão usar pulseira amarela; já os moradores com casos confirmados vão ficar com a vermelha. Se paciente for flagrado na rua pode ser multado a partir de R$ 300. Medida foi publicada em um decreto e passou a valer na segunda-feira (8).

A Prefeitura de Nova Granada (SP) postou um vídeo para informar como os moradores com suspeita ou confirmação de Covid-19 devem , medida adotada pelo comitê municipal de combate à doença para reduzir a propagação do vírus.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (9), Nova Granada contabiliza 1.773 pacientes diagnosticados com a doença, sendo 1.583 curados e 38 mortes, .

A secretária de Saúde municipal, Quézia Corrêa da Cunha, explica que duas cores de pulseiras serão usadas. A amarela para moradores com suspeita da doença e a vermelha para casos confirmados de Covid

O uso das pulseiras amarelas e vermelhas pelos moradores foi publicado em um decreto e passou a valer na segunda-feira (8). Os pacientes com suspeita ou caso confirmado devem ficar em isolamento na casa. Se for flagrado nas ruas, o descumprimento da medida pode resultar em multa.

"O paciente passa na Urgência Respiratória, que é uma unidade que a gente tem só para tratamento e acompanhamento de casos de Covid, e lá, com a equipe, ele fica com a pulseira de suspeita. A partir do momento que o sistema de monitoramento indica que o resultado deu negativo, a enfermeira orienta sobre a retirada da pulseira", diz Quézia.

Quando o paciente é diagnosticado com a doença, a equipe da Saúde vai até a casa do paciente e troca a pulseira para uma de cor vermelha, junto com a entrega de um kit contendo máscara e álcool. A partir disso, o paciente tem que ficar em isolamento em domicílio por mais 14 dias.

"A pulseira só poderá ser retirada na Urgência Respiratória pela equipe própria. Se o paciente estiver na rua, em local público, ele é denunciado para a Vigilância Sanitária e aplicada multa de no mínimo R$ 300."

Comentário do usuário