Filho de 76 anos se emociona ao levar mãe, de 103, para vacinar contra Covid-19 em MS: 'agradeço a Deus'

Só matérias boas 02/02/2021 Relatar Quero comentar

Gilson Leite de Carvalho levou a mãe até uma unidade de saúde de Campo Grande para receber a dose da vacina contra o novo coronavírus. Idosos a partir de 99 anos foram vacinados em todo o estado nesta segunda-feira (1°).

A segunda-feira (1°) foi de . Na capital, Campo Grande, Laureana da Conceição de Carvalho, de 103 anos, foi uma das primeiras a receberem a dose em uma das unidades de saúde. O filho dela, Gilson Leite de Carvalho, foi quem a levou até o local e se emocionou ao ver a mãe sendo imunizada.

"Agradecer a Deus por isso, estou muito feliz mesmo. Minha mãe agora, acho que está fora de perigo, se Deus quiser", afirmou. A vacinação foi realizada no sistema drive-thru e a idosa não precisou descer do veículo para receber a dose.

Quem também chegou cedo para receber a vacina contra a Covid-19 foi Amáveis Martins, de 100 anos. Ela foi a primeira a ser imunizada na Clínica da Família Portal Caiobá, também em Campo Grande. A idosa compareceu na unidade de saúde em uma cadeira de rodas com o filho, Gregório dos Santos, de 74 anos e a nora. Todos se emocionaram após a vacinação.

Nesta terça-feira (2), será iniciada a vacinação para idosos de 98 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande, um cronograma foi estabelecido para separar os idosos por faixa etária e, portanto, evitar aglomerações nas unidades de saúde. A vacinação para os idosos acima de 80 anos será sempre de 13h às 17h e está programada para ocorrer até o dia 27 de fevereiro.

Conforme a Sesau, a vacinação acontece em 18 unidades de saúde nas sete regiões da capital. Segundo a Secretaria, a recomendação é de que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários façam o cadastro no sistema da Prefeitura através do site  para agilizar o processo de identificação no dia da vacinação. No entanto, o atendimento será por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento.

Outros municípios também seguiram este cronograma por faixa etária e também iniciaram a imunização nesta segunda. Em todo o estado de Mato Grosso do Sul, 10.200 idosos devem receber as doses contra a Covid-19.

De acordo com o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, o estado recebeu três lotes de vacinas - da Oxford e Coronavac - e encaminhou aos municípios 190.746 doses. O público-alvo desta primeira fase de vacinação chega a 251.440 pessoas e o total de doses aplicadas até a manhã desta segunda era de 46.152.

O total de infectados com o novo coronavírus desde o começo da pandemia chegou a 161.371 nesta segunda, com 2.921 óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI públicos é de 68%. Em contrapartida, 151.076 pessoas se recuperaram da doença. Esse número representa 93,6% do total de infectados.

Comentário do usuário
Você pode gostar