Tripofobia: entenda mais sobre esse pavor que várias pessoas dizem sentir

Psico Notícias 06/03/2021 Relatar Quero comentar

O que é a Tripofobia?

É chamado de Tripofobia a sensação de medo ou aversão que pessoas relatam sentir quando são apresentadas a elas imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões geométricos irregulares, imagens agrupadas de pequenos buracos ou relevos.

É algo inconsciente, ou seja, acontece pelo simples fato de se ter acesso a esses tipos de imagens. A palavra Tripofobia não é um termo científico, até mesmo porque essa fobia ainda não é considerada um transtorno mental pelo DSM-V (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

Mas não devemos desconsiderar os relatos de milhares de pessoas que dizem sofrer com visualizações de imagens de buracos e relevos. Os estudos sobre essa fobia vêm sendo baseados nesses relatos, que são milhares e de grande relevância para que se tenha mais conhecimento sobre o assunto.

Dentre poucos trabalhos científicos publicados, os pesquisadores especulam que a Tripofobia possa ter uma base na evolução biológica, ligada à sobrevivência ou a um mecanismo de defesa a doenças contagiosas ou parasitárias.

Segundo esses trabalhos, o cérebro naturalmente criou um mecanismo de sobrevivência, fazendo com que se tenha repulsa ao que sugira uma ameaça à manutenção da vida. Suas causas partem desse princípio e ainda sendo estudadas por cientistas e profissionais da área.

Sintomas:

Os sintomas da Tripofobia foram listados de acordo com relatos de pessoas que dizem sofrer dessa fobia. Se você acredita que possa estar sofrendo, atenção aos sintomas mais comuns:

Coceiras pelo corpo Tremores Formigamento Nojo Repulsa ao contato com qualquer padrão irregular e buracos

Além dos sintomas descritos acima, são relatados alguns considerados mais graves:

Enjoo Vômito Taquicardia Ataques de pânico Desmaios Crises de ansiedade

Como é feito o tratamento?

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário