Foguete chinês descontrolado: EUA monitoram destroços que devem cair sobre a Terra no sábado

Notícias Do Dia 08/05/2021 Relatar Quero comentar

Foguete Chinês deve mergulhar na atmosfera nesse final de semana

Segundo informações os destroços do foguete Chinês, deve cair na terra neste sábado (08), em.um entrada descontrolada, que está sendo monitorada pelo Comando Espacial dos EUA.

Segundo informações dos militares americanos, o foguete 5B Longa Marcha decolou da ilha chinesa de Hainan em 29 de abril carregando o módulo Tianhe, que contém o que se tornará o alojamento de três tripulantes em uma estação espacial chinesa permanente.

O foguete começou a orbitar a Terra em uma trajetória irregular enquanto perdia altitude lentamente, sendo quase que impossível qualquer previsão sobre onde ele entrará na atmosfera ou cairá de volta ao solo.

Mas o ponto exato de descida do foguete na atmosfera da Terra durante a queda “não poderá ser determinado até poucas horas após sua reentrada” na atmosfera, algo que deve ocorrer por volta de 08/05, afirmam os EUA. 

O astrofísico Jonathan McDowell, da Universidade Harvard, disse que detritos potencialmente perigosos devem escapar da incineração após chegarem à atmosfera em velocidade hipersônica (mais de cinco vezes a velocidade do som, ou cerca de 6.000 km/h). A maior probabilidade é que caiam no mar, já que 70% do mundo é coberto por água. 

Segundo o porta-voz do Pentágono, John Kirby, ainda é “muito cedo” para saber se alguma ação, como a destruição de destroços espaciais, pode ser tomada se regiões habitadas estiverem ameaçadas. 

A maior parte dos destroços queimará durante a reentrada… deixando apenas uma pequena porção que pode cair em terra, potencialmente em áreas distantes de atividades humanas, ou no oceano”, disse Wang Yanan.

“Esse episódio atual faz com que os projetistas de foguetes chineses pareçam descuidados por não terem resolvido isso”, disse ele, que classificou o caso de “negligência”.

Não é necessário estrar em pânico, segundo informações os destroços caíram no mar e a grande maioria irá virar pó, assim que tocar na atmosfera da Terra.

Comentário do usuário