"Não é só o coronavírus. Fake news sobre coronavírus também mata"

Amélia 16/04/2020 00:16 Relatar

"Respondemos uma consulta de uma pessoa que acreditava que gargarejo com soda cáustica diluída em água curava Covid-19. Não é só coronavírus. Fake news sobre coronavírus também mata."

Raísa Guimarães, coordenadora estadual do setor de saúde do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, também lembra de outros boatos menos perigosos que teve que desmentir desde que o MTST lançou um serviço, via WhatsApp, para tirar dúvidas e orientar a população mais vulnerável sobre o coronavírus.

"Alguns haviam feito bochechos com vinagre, Coca-Cola, chá quente e água morna, pois receberam, pelas redes, informações de supostos médicos que receitavam esses absurdos para prevenir a infecção", relata.

Inicialmente, o "Zap da Saúde" foi criado para atender aos trabalhadores do movimento acampados na capital paulista, em locais como o Grajaú, M'Boi Mirim, Paraisópolis, Cidade Tiradentes. Acabou dando tão certo que, de boca em boca, se espalhou.

São 15 profissionais de saúde voluntários, dentre os quais seis médicos, que tiram dúvidas a respeito da Covid-19, informam sobre formas de prevenção à doença e orientam sobre o momento de ir a Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pronto-socorros de hospitais. O serviço começou a funcionar há três semanas e tem feito atendimentos por mensagens de texto ou ligações.

"Através da nossa orientação, muitos têm evitado ir a hospitais com sintomas leves. Registramos todos os que nos procuram e passamos a fazer um monitoramento, ligando para verificar a evolução do seu quadro", afirma a médica ginecologista Mayara Abdul Khalek Mendonça, que participa da iniciativa.

Também já ocorreu o contrário, casos em que as pessoas acreditavam não precisarem ir ao hospital, mas que o serviço recomendou que fossem imediatamente.

O Zap da Saúde está precisando de doações de máscaras e álcool gel para distribuir a quem apresenta sintomas de Covid-19 e precisa ficar em casa, em quarentena. Como o público-alvo é mais vulnerável, eles não contam com esses recursos para evitar o contágio entre membros da mesma família.

O número do serviço é (11) 98174-3094. A iniciativa é parte da Campanha "Enfrentando o Corona na Periferia", coordenada pelo MTST,com lideranças comunitárias. Seu fundo de emergência para sem-tetos afetados pelo coronavírus já arrecadou mais de R$ 565 mil em doações para a compra de alimentos e produto de higiene.

Parte do conteúdo do artigo é proveniente da Internet. Se seus direitos de privacidade forem violados, o site será processado o mais rápido possível. Relatar
Artigos recomendados

©2020 didiadidia.com. All Rights Reserved. Sobre nós Política e segurança Termos Privacidade Direitos autorais

Isenção de responsabilidade:Este site opera enviando artigos em tempo real e não assume nenhuma responsabilidade legal pela autenticidade, integridade e posição de todos os artigos. O conteúdo de todos os artigos representa apenas as opiniões pessoais do autor e não é a posição deste Site. Os usuários devem julgar a autenticidade do conteúdo. O autor possui os direitos autorais do artigo publicado neste site. Como este site é restrito pelo modo de operação "publicação em tempo real", não podemos monitorar completamente todos os artigos. Se os leitores encontrarem problemas, entre em contato conosco. Este site tem o direito de excluir qualquer conteúdo e recusar qualquer pessoa a publicar artigos neste site e também o direito de não excluir o artigo.Não escreva palavrões, calúnia, violência pornográfica ou ataques pessoais, seja disciplinado. Este site reserva todos os direitos legais.
TOP
X
Relatar
Use um endereço de e-mail real. Se não pudermos entrar em contato com você, não poderemos processar seu relatório.