Como prevenir a privação de sono na gravidez? Médica responde

José 26/05/2021 Relatar Quero comentar

Mas é possível prevenir a privação de sono, é isso? Sim! Há boas notícias!

Um dos maiores pesadelos para os pais e aquilo que mais contribui para as noites mal dormidas desde a gravidez é a ansiedade em relação ao futuro. Há questões que assombram a nossa cabeça e, de alguma forma, influenciam as nossas noites: 'será que o meu bebé vai dormir bem? Como irei fazer com a amamentação? Será que tenho tudo pronto para quando ele nascer? O parto? Dá medo! Como será o parto? Será que foi a altura certa? Estarei preparada?'.

Estas questões retiram-nos o sossego e a paz, verdade?

Cuidar do nosso sono e do nosso filho, desde o seu nascimento, é fundamental para uma vida harmoniosa, descansada e feliz em família. Assim, vale a pena investirmos o nosso tempo em saber mais sobre como prevenir a privação de sono.

Na gravidez, é essencial filtrar a informação para controlar a ansiedade e evitar as insónias e a agitação que são, frequentemente, alimentadas por conteúdo 'confuso' que lemos e ouvimos através das redes sociais, meios de comunicação, mas também, e muitas vezes, dos nossos parentes e amigos.

Recomendo, por isso, fazer um filtro de toda a informação. Na maior parte das vezes, esta partilha de informações não é baseada em qualquer conhecimento, mas, sim, nas suas próprias perspetivas e experiências, o que acaba por influenciar a nossa própria visão sobre a maternidade. Parar para pensar e perceber se para nós funciona e faz sentido é uma solução ao nosso alcance e que tanto nos ajuda a acabar com medos e ansiedades.

Para ajudar na questão 'será que o meu bebé vai dormir bem?', partilho, com todo o amor, três fórmulas mágicas que poderão salvar todos aí em casa da privação de sono. Estas fórmulas já ajudaram centenas de famílias a lidar com este problema.

Na verdade, começar desde o nascimento a descansar bem é evitar passar por todo o desgaste e estado de exaustão que, infelizmente, tantas famílias vivem. Tem tudo nas suas mãos. Faça acontecer! Aqui ficam as três fórmulas mágicas:

1 – Não utilizar o colo para dormir

Lembrem-se sempre da importância que tem o recém-nascido adormecer o mais possível, e sempre que possível, descansado no seu berço.

Este passo é exatamente o que falta dar quando as famílias me contactam para as ajudar. Por isso, tem agora nas suas mãos a oportunidade de prevenir ao invés de tratar. Faça isso. Compensa tanto!

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário