Mês do Autismo: Conheça os 10 sinais de alerta para detectar o transtorno

Web News 14/04/2021 Relatar Quero comentar

Neste mês de abril foi comemorado o Dia Mundial do Autismo, no último dia 2. A data é para conscientizar as pessoas sobre o transtorno que pode acatar qualquer pessoa independente da classe social ou etnia.

O autismo é muito comum atualmente, e pode se apresentar de forma leve ou grave. A síndrome de Aspeger, por exemplo, pode aparecer de forma leve ou de forma intensa quando há um comprometimento maior no processo mental de percepção.

Transtorno do espectro autista (TEA), como também é conhecido, pode ser diagnosticado baseado nos sintomas e comportamentos de uma pessoa, onde a interação e comunicação social podem ser avaliados pelos profissionais.

Para ajudar os pais a identificar o transtorno do espectro autista, os profissionais da Apae de São Paulo, disponibilizaram uma lista de com dez sinais de alerta; mas atenção! apenas um sintoma não identifica o transtorno, mas um conjunto de características pode identificar. Confira:

1 - Contato visual

Quando a criança é chamada pelo nome pode corresponder com rapidez, mas uma criança com o TEA pode não olhar ou não sustentar o olhar, com isso eles tem pouco contato visual;

2 - Não interagir com pessoas

Essa é uma das características mais notáveis em uma criança. Geralmente as crianças adoram companhia e interagir com outras pessas, porém, os autistas não se interessam com sorrisos ou conversas;

3 - Bebês que não imitam

Os bebês começam a imitar as pessoas por volta dos seis a oito meses. Então fique muito atento neste comportamento;

4 - Não atende pelo nome

A criança pode parecer desatenta e não demostra nenhum interesse pelo que se passa ao seu redor;

5 - Dificuldade em prestar atenção

Pode demostrar bastante dificuldade em entender brincadeiras e muito desinteresse quando são coletivas;

6 - Atraso nas falas

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário