Reinfecção da Covid-19: 4 doenças que aumentam o risco de adoecer novamente

Matérias Top 12/02/2021 Relatar Quero comentar

A Covid-19 é a enfermidade que resulta da infecção causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. A doença pode ter ligação com a questão da imunidade, já que um organismo mais forte é capaz de enfrentar melhor qualquer intercorrência no corpo do que um indivíduo que esteja com a imunidade baixa.

No começo acreditava-se que a pessoa que contraia o vírus ficasse imunizada, ou seja, não pegaria mais a enfermidade. No entanto, hoje em dia já está claro que a pessoa pode ter a doença mais de uma vez. Os casos de reinfecção têm crescido bastante e se tornado comum no mundo todo.

Infelizmente, já foi registrado casos de reinfecção da Covid-19 com um intervalo de menos de 50 dias, segundo informação de um artigo que foi publicado no jornal Times of India. Atualmente, ainda não existem provas clínicas ou estudos suficientes que possam indicar com precisão quanto tempo alguém fica imune contra o vírus. Portanto, quem já teve a doença, não deve se descuidar das orientações para evitar o contágio.

Pessoas com doenças pré-existentes tem o risco maior de ter complicações em virtude da Covid-19. Por esse motivo, portadores dessas enfermidades precisam ser ainda mais cuidadosas para evitar ter mais de uma vez o vírus.

Diabetes

Portadoras de diabetes tipo 1 e 2 são uma das patologias principais que acabam agravando o risco de reinfecção pela Covid-19. Além de ter uma predisposição maior de sofrer infecção cutânea, pelo fato de ter uma imunidade mais debilitada.

Problemas na tireoide

Alguns remédios que são usados para tratar problemas relacionados à tireoide podem acabar suprimindo o bom funcionamento do sistema imune, deixado o indivíduo mais vulnerável a contrair enfermidades com mais frequência.

Obesidade

Pessoas com altos níveis de obesidade acabam baixando as defesas naturais do organismo mais vulneráveis ao coronavírus. O obeso(a) tem uma predisposição maior a adoecer de forma grave, podendo evoluir a óbito.

Doença respiratória crônica

A Covid provoca vários problemas no sistema respiratório. Desde dificuldade para respirar, até o aumento do risco de infecções. Por isso, existe uma chance maior de complicações e reinfecção de indivíduos que sofrem com doenças respiratórias.

Comentário do usuário
Você pode gostar