Conheça os 6 chás pra controlar ansiedade e te ajudar a dormir

Planeta Diário 22/03/2020 02:38 Relatar

Em busca de alternativas para acabar com a ansiedade e a insônia? Em vez de ir à farmácia, corra para uma loja de produtos naturais. Depois, vá para casa e bote a água para esquentar, escolha sua caneca favorita e espere enquanto o chazinho fica pronto. Na lista a seguir, o Viver Bem reuniu dicas especiais de chás para ansiedade que ajudam a dormir melhor e a espantar o estresse.

Delicadas, as plantas e flores da lista parecem nem fazer cócegas nas pessoas que sofrem para pegar no sono, mas pode apostar que são poderosas. “Tem gente que toma uma xícara e já fica com sono. São plantas específicas que têm efeito relaxante e podem ser associadas entre si”, explica a nutricionista do Hospital Evangélico, Alessandra Stefani. Não é preciso muito: três xícaras ao dia bastam para que os efeitos sejam comprovados. E, quanto mais perto da hora de dormir, melhor.

Sachê x In natura

Embora pareça mais prático comprar os chás de sachê encontrados no supermercado, a nutricionista sugere que as infusões sejam feitas com os ingredientes in natura, comprados à granel. A desvantagem de consumir os “saquinhos” é a quantidade – em geral, os industrializados contêm muito pouco da planta.

Além disso, é importante ter conhecimento sobre os ingredientes em questão para aproveitar ao máximo as propriedades calmantes. A camomila, por exemplo, não deve ser fervida. “Ela deve ser misturada com água quente. A infusão costuma ser o ideal para obter todos os benefícios da erva”, explica.

Chás para ansiedade

Veja quais plantas são capazes de controlar o estresse. As informações técnicas a seguir fazem parte do livro Tratado das Plantas Medicinais Mineiras, Nativas e Cultivadas, da farmacêutica e professora Telma Sueli Mesquita Grandi.

Camomila

É provavelmente a mais pop da lista, e não à toa. Além de ser um excelente calmante para excitação nervosa e insônia graças à substância apigenina, que tem propriedades ansiolítica e sedativa, a camomila alivia sintomas como inflamações da pele, feridas bucais (neste caso, a dica é fazer bochechos) e má digestão.

Sugestão de conusmo: 2 colheres de chá de camomila para cada 250 ml de água quente. Deixe em infusão por 10 minutos e tome de duas a três xícaras entre as refeições.

Interações medicamentosas e associações: pode ser associada à melissa, à menta e à valeriana, também calmantes. Entre as ressalvas, há teorias de que a camomila pode aumentar o efeito de outros sedativos, segundo Grandi.

Parte do conteúdo do artigo é proveniente da Internet. Se seus direitos de privacidade forem violados, o site será processado o mais rápido possível. Relatar
Artigos recomendados

©2020 didiadidia.com. All Rights Reserved. Sobre nós Política e segurança Termos Privacidade Direitos autorais

Isenção de responsabilidade:Este site opera enviando artigos em tempo real e não assume nenhuma responsabilidade legal pela autenticidade, integridade e posição de todos os artigos. O conteúdo de todos os artigos representa apenas as opiniões pessoais do autor e não é a posição deste Site. Os usuários devem julgar a autenticidade do conteúdo. O autor possui os direitos autorais do artigo publicado neste site. Como este site é restrito pelo modo de operação "publicação em tempo real", não podemos monitorar completamente todos os artigos. Se os leitores encontrarem problemas, entre em contato conosco. Este site tem o direito de excluir qualquer conteúdo e recusar qualquer pessoa a publicar artigos neste site e também o direito de não excluir o artigo.Não escreva palavrões, calúnia, violência pornográfica ou ataques pessoais, seja disciplinado. Este site reserva todos os direitos legais.
TOP
X
Relatar
Use um endereço de e-mail real. Se não pudermos entrar em contato com você, não poderemos processar seu relatório.