O que uma vitória de Biden ou Trump pode significar para o Brasil?

X 08/11/2020 Relatar Quero comentar

Apesar do alinhamento do governo brasileiro com a política do presidente Donald Trump, uma eventual vitória do candidato democrata Joe Biden pode não ser de todo ruim para o Brasil, na opinião de especialistas. “Biden é fã do diálogo e da cooperação internacional, o que pode trazer benefícios para o país”, diz Deborah Vieitas, diretora executiva da Câmara de Comércio Americana Amcham, no Brasil.

Entre os principais mercados nos quais os dois países poderiam construir um espaço para maior cooperação estão a biodiversidade e o setor de energia renovável, segundo a Amcham. “As políticas de proteção ambiental de Biden podem se refletir em programas de valorização dos recursos naturais da Amazônia e de outros biomas brasileiros”, diz Vieitas.

Ao mesmo tempo, a pressão pela preservação das florestas no Brasil (e pelo fim dos incêndios) deve ser mais prevalente em um governo do democrata Joe Biden, que já revelou sua intenção de reintegrar o Acordo de Paris e reduzir as emissões de Carvão.

Durante a campanha, Biden prometeu disponibilizar mais de US $ 20 bilhões para a proteção dos biomas brasileiros. Mas a oferta dependeria de um compromisso do governo brasileiro com a redução do desmatamento, que continua em expansão.

Na opinião do diplomata José Alfredo Graça Lima, ex-chefe da missão brasileira na União Européia, o Brasil também terá que se exercitar para se adaptar aos novos princípios que emergem de uma nova administração na Casa Branca, caso Joe Biden seja eleito. “Se o candidato democrata for eleito, será necessário aprender a conviver com um novo chanceler”, diz.

Se nada mudar e Trump continuar presidente dos Estados Unidos, o Brasil também terá alguns desafios pela frente. Talvez um dos principais esteja relacionado às políticas protecionistas, que já afetaram as exportações brasileiras de alumínio, etanol e aço. “É o 'America First', em que a indústria americana precisa ser protegida a qualquer custo”, diz Graça Lima.

Comentário do usuário
X
Relatar
Use um endereço de e-mail real. Se não pudermos entrar em contato com você, não poderemos processar seu relatório.