Os animais vulneráveis ao coronavírus

Amélia 04/09/2020 02:55 Relatar

Um novo estudo, publicado no último dia 21 no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, apontou que diversas espécies de vertebrados podem estar sujeitas a infecções pelo SARS-CoV-2. De acordo com o artigo, alguns desses animais já estão ameaçados de extinção, tornando sua situação mais delicada ainda. 

A pesquisa, coordenada pela Universidade da Califórnia em Davis, baseou-se na análise de proteínas receptoras obtidas em amostras de diferentes tipos de células e tecidos. Os cientistas compararam a proteína ACE2, presente nos humanos e possuidora de 25 aminoácidos que o coronavírus usa para entrar nas células, com as proteínas equivalentes em 410 outras espécies.

Acredita-se que os animais que apresentarem esses mesmos 25 aminoácidos de forma similar à humana estariam mais suscetíveis a contrair o vírus. De forma oposta, quanto mais diferentes dos aminoácidos humanos forem os aminoácidos do animal, menor seria a sua chance de contágio. Entre os testados, estavam aves, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos. 

Como resultado, os pesquisadores constataram que espécies como o hamster chinês, o gorila-ocidental-das-terras-baixas, o orangotango-de-sumatra, a baleia-cinzenta e o golfinho-nariz-de-garrafa estão 

entre aquelas com maiores riscos de contrair a Covid-19. Animais como gatos, bois e ovelhas apresentam riscos médios, enquanto cachorros e porcos têm apenas pequenas chances de pegarem o novo coronavírus. 

Apesar do risco moderado para animais domésticos, houve relatos de cães contraindo a covid-19 em países como Estados Unidos e Japão. Já no Reino Unido, foi confirmado o primeiro caso de infecção de um gato. 

Segundo as descobertas, cerca de 40% dos animais potencialmente sujeitos ao SARS-CoV-2 são ameaçadas de extinção. Entre eles, alguns estão em perigo crítico, como é o caso do gibão-de-brancas-do-norte.

Vale lembrar que o estudo apoiou-se em simulações feitas em computador – ou seja, a mensuração dos riscos reais que cada espécie apresenta ainda não é definitiva. 

Parte do conteúdo do artigo é proveniente da Internet. Se seus direitos de privacidade forem violados, o site será processado o mais rápido possível. Relatar
Artigos recomendados

©2020 didiadidia.com. All Rights Reserved. Sobre nós Política e segurança Termos Privacidade Direitos autorais

Isenção de responsabilidade:Este site opera enviando artigos em tempo real e não assume nenhuma responsabilidade legal pela autenticidade, integridade e posição de todos os artigos. O conteúdo de todos os artigos representa apenas as opiniões pessoais do autor e não é a posição deste Site. Os usuários devem julgar a autenticidade do conteúdo. O autor possui os direitos autorais do artigo publicado neste site. Como este site é restrito pelo modo de operação "publicação em tempo real", não podemos monitorar completamente todos os artigos. Se os leitores encontrarem problemas, entre em contato conosco. Este site tem o direito de excluir qualquer conteúdo e recusar qualquer pessoa a publicar artigos neste site e também o direito de não excluir o artigo.Não escreva palavrões, calúnia, violência pornográfica ou ataques pessoais, seja disciplinado. Este site reserva todos os direitos legais.
TOP
X
Relatar
Use um endereço de e-mail real. Se não pudermos entrar em contato com você, não poderemos processar seu relatório.