Homem de 77 anos com covid-19 sobrevive após cirurgia de 6 horas na cabeça

Amélia 08/05/2020 00:32 Relatar

Foi um grande susto quando Eliana Oliveira, 45, recebeu a notícia de que o pai estava internado com covid-19. Júlio Nunes de Oliveira, 77, vive no Lar Bete, em Piracicaba (SP), a primeira casa de repouso a ter confirmação de casos de pacientes com coronavírus na região de Campinas. Ele precisou passar por uma cirurgia que é comum, mas que se tornou delicada por causa do coronavírus. A filha conta que Júlio está na instituição há aproximadamente três meses, desde que o quadro de hidrocefalia piorou. "Ele não estava andando mais, e queria ficar por aí. Então, decidimos que era melhor colocar na casa", explicou Eliana.

Após a confirmação das mortes e casos de coronavírus na instituição, a Secretaria de Saúde de Piracicaba começou a testar todos os idosos e funcionários. Descobriram, então, que Júlio estava com covid-19. "Os proprietários do asilo e as enfermeiras contaram que ele não tinha sintoma algum, então foi inesperado", disse a filha.

Porém, a hidrocefalia continuava. Júlio teve aumento na pressão intracraniana e foi levado ao Hospital dos Fornecedores de Cana, em Piracicaba. O idoso precisava de um dispositivo chamado derivação ventrículo-peritoneal (DVP) para retirar líquido que se formou na cabeça. Isso só é possível com uma intervenção cirúrgica.

O procedimento durou mais de seis horas. Segundo o neurocirurgião Gleyson Moraes Rios, a operação é comum e costuma ser rápida, mas, dessa vez, precisou ser minuciosa para evitar qualquer tipo de infecção da equipe. "Já lidamos com vários pacientes que tem o coronavírus aqui no hospital, mas foi a primeira vez que fizemos uma cirurgia", explicou.

Júlio deve ter alta amanhã, e vai retomar o tratamento para a covid-19. "É uma primeira vitória, sem sombra de dúvidas. Todo procedimento cirúrgico a gente sabe que é complicado, mas meu pai ter passado por isso bem, sem nenhum problema, já é um grande passo", finaliza Eliana.

Hospital teve que passar por adaptação

Para que o procedimento pudesse ser feito, o ambiente do centro cirúrgico precisou de adaptação. "Nós criamos uma antessala com pressão negativa em relação à sala cirúrgica principal e corredor, garantindo que não houvesse contaminação para o corredor. Todo o sistema de fluxo e filtragem também foi adequado", explica o neurocirurgião.

Apesar da preocupação extra, a sala foi liberada após 15 minutos, depois que a equipe de limpeza e desinfecção fez um novo trabalho.

Segundo o presidente do hospital, o Fornecedores de Cana foi habilitado para fazer outras cirurgias do tipo na cidade. "Com o sucesso dessa cirurgia temos a certeza de que estamos preparados e seguros para enfrentar esse tipo de situação", complementa José Coral.

Parte do conteúdo do artigo é proveniente da Internet. Se seus direitos de privacidade forem violados, o site será processado o mais rápido possível. Relatar
Artigos recomendados

©2020 didiadidia.com. All Rights Reserved. Sobre nós Política e segurança Termos Privacidade Direitos autorais

Isenção de responsabilidade:Este site opera enviando artigos em tempo real e não assume nenhuma responsabilidade legal pela autenticidade, integridade e posição de todos os artigos. O conteúdo de todos os artigos representa apenas as opiniões pessoais do autor e não é a posição deste Site. Os usuários devem julgar a autenticidade do conteúdo. O autor possui os direitos autorais do artigo publicado neste site. Como este site é restrito pelo modo de operação "publicação em tempo real", não podemos monitorar completamente todos os artigos. Se os leitores encontrarem problemas, entre em contato conosco. Este site tem o direito de excluir qualquer conteúdo e recusar qualquer pessoa a publicar artigos neste site e também o direito de não excluir o artigo.Não escreva palavrões, calúnia, violência pornográfica ou ataques pessoais, seja disciplinado. Este site reserva todos os direitos legais.
TOP
X
Relatar
Use um endereço de e-mail real. Se não pudermos entrar em contato com você, não poderemos processar seu relatório.