10 Vantagens em deixar os bebês comerem com as mãos, mesmo que fiquem sujos

Yasmim 25/02/2020 12:20 Relatar

Com o tempo, é normal que as crianças aprendam a usar o garfo, a faca, a colher... Mas é importante que deixemos os bebês usarem as mãos para provar os alimentos, porque essa atividade pode ser boa para o seu desenvolvimento. Sim, mesmo que se sujem a ponto de terem de ir direto para o banho após a refeição. Os pediatras chamam essa forma de alimentação infantil de método Baby Led-Weaning.

O método BLW ou Baby-Led Weaning

O BLW foi criado no Reino Unido há alguns anos. Esse método incentiva que o bebê explore o mundo da comida com as mãos. Embora as mães tenham dificuldade em aceitar a ideia de deixar o bebê terminar uma refeição com comida da cabeça aos pés, esse método ensina que os pequenos irão descobrir texturas, aromas e sabores por conta própria, estimulando todos os seus sentidos e suas emoções, ajudando no seu desenvolvimento e no seu futuro relacionamento com alimentos. Antes de começar a deixar o bebê comer sozinho, sem talheres, é necessário levar em consideração algumas orientações:

O bebê nunca deve ficar sozinho na hora de comer. Comer com as mãos não significa que a mãe não deva estar por perto;
O bebê precisa mostrar interesse pela comida e não ter mais o reflexo de extrusão, que é quando ele “cospe” o alimento com a língua;
O bebê deve ser capaz de sentar-se na posição vertical. A comida é oferecida pela mãe, mas não dada na boca;
O ideal seria que o bebê comesse sentado à mesa com o restante da família;
Não é necessário que o bebê tenha dentes.
Quando o bebê estiver pronto, comer com as mãos beneficiará seu desenvolvimento.

1. Desenvolvimento das habilidades motoras finas

Ao oferecer alimentos pequenos, finos ou de formatos diferentes, o bebê aprimora sua capacidade de pegar objetos que exigem esforço e habilidade. Aprende também para que serve cada parte de suas mãos, exercita-as e fortalece sua mobilidade. Com o tempo, o bebê vai querer imitar a família e utilizar os talheres. A prática fará com que se sinta seguro e ele poderá até segurar o copo de água sozinho, sem problemas.

2. Desenvolvimento da coordenação olho/mão

A coordenação olho/mão é desenvolvida e melhora conforme o bebê escolhe, de tudo aquilo que vê no prato, o que quer levar à boca. Ele pega o que chama sua atenção e decide se irá experimentar ou não.

Parte do conteúdo do artigo é proveniente da Internet. Se seus direitos de privacidade forem violados, o site será processado o mais rápido possível. Relatar

©2020 didiadidia.com. All Rights Reserved. Termos Privacidade Direitos autorais

Isenção de responsabilidade: Este site opera enviando artigos em tempo real e não assume nenhuma responsabilidade legal pela autenticidade, integridade e posição de todos os artigos. O conteúdo de todos os artigos representa apenas as opiniões pessoais do autor e não é a posição deste Site. Os usuários devem julgar a autenticidade do conteúdo. O autor possui os direitos autorais do artigo publicado neste site. Como este site é restrito pelo modo de operação "publicação em tempo real", não podemos monitorar completamente todos os artigos. Se os leitores encontrarem problemas, entre em contato conosco. Este site tem o direito de excluir qualquer conteúdo e recusar qualquer pessoa a publicar artigos neste site e também o direito de não excluir o artigo.Não escreva palavrões, calúnia, violência pornográfica ou ataques pessoais, seja disciplinado. Este site reserva todos os direitos legais.
TOP
X
Digite seu motivo de relatar
Use um endereço de e-mail real. Se não pudermos entrar em contato com você, não poderemos processar seu relatório.