Vacinas da China contra a Covid-19 chegam ao Brasil esta semana, revela o Instituto Butantan

Só matérias boas 18/11/2020 Relatar Quero comentar

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, informou que a instituição está pronta para receber as doses da vacina contra a Covid-19 que serão enviadas pela China já nos próximos dias, assim como a matéria-prima para que o imunizante seja produzido aqui no país.

Segundo o diretor do Butantan, as vacinas chegarão esta semana e essa semana será entrega já pronta pela China, mas ainda em novembro chegarão 600 litros da matéria-prima para que o instituto comece a produzir o imunizante.

Se tudo der certo, a expectativa de Dimas é que em janeiro de 2021 já esteja com 46 milhões de doses da vacina disponíveis. No dia 20 do mês passado, o Ministério da Saúde revelou que 46 milhões de doses da CoronaVac seriam comprados, mas logo em seguida o presidente desautorizou a compra.

O Butantan está ciente de que a vacina precisará ser registrada pela Anvisa para só depois começar a ser distribuída pelo país e a população ter acesso. Dimas explicou que este processo de registro já está em andamento, mas ainda depende da finalização dos estudos clínicos referentes à terceira fase.

Até o momento já foram vacinados 10 mil voluntários, mas nesta fase dos estudos será preciso vacinar pelo menos mais 2 mil voluntários. Depois os dados serão comparados com as informações referentes aos testes realizados na China.

Depois que a Anvisa suspendeu os testes da CoronaVac, ficou um clima ruim entre a agência e o instituto, mas Dimas Covas garantiu que isso já foi superado. Mas deputados federais cobram um posicionamento mais claro por parte da Anvisa.

Comentário do usuário
X
Relatar
Use um endereço de e-mail real. Se não pudermos entrar em contato com você, não poderemos processar seu relatório.