Confirmada pelo Instituto Butantan nova variante suíça do novo coronavírus em SP e também outro caso da sul-africana

New York Times 26/04/2021 Relatar Quero comentar

Foram identificados pelos pesquisadores do Instituto Butantan, pela primeira vez no estado de São Paulo, a presença da variante suíça do novo coronavírus, a B.1.1.38. Também foi identificado pela de monitoramento um novo caso da variante sul-africana, a B.1.351. Mutações fazem parte da dinâmica natural dos vírus, e nem todas as variantes formadas viram motivo de alerta para os cientistas. A variante sul-africana B.1.351é considerada uma "variante de preocupação", assim como a brasileira P.1, ambas com mutações associadas a um maior potencial de transmissão.

“Variante de Interesse”, assim são classificação o que indica que ela é acompanhada com atenção, mas ainda não foi ligada ao agravamento da pandemia. No caso, a suíça B.1.1.38 é monitorada, mas ainda não entrou em nenhuma das duas classificações internacionais anteriores. A variante suíça foi identificada pelo Butantan em uma amostra da cidade de Itapecerica da Serra, e já tinha sido reportada ao menos uma vez em uma análise de Santa Catarina divulgada no início de março.

E Sorocaba dois pacientes foram diagnosticados com a sul-africana, e agora foi confirmada em uma amostra coletada na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. Todas as análises foram feitas em amostras coletadas na semana passada. A diretora do Centro de Desenvolvimento Científico (CDC) do Instituto Butantan, Sandra Coccuzzo, disse em entrevista que os próximos estudos sobre estas descobertas recentes irão avaliar como a doença afeta os pacientes infectados pelas variantes.

Já os pesquisadores querem descobrir qual o impacto das variantes B.1.1.38 e da B.1.351 em sua evolução do quadro dos pacientes, mas antes, a preocupação maior é entender como a vacina CoronaVac – desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac atua diante dessas versões do vírus que foram encontradas em território brasileiro. Todos os estudos necessários serão realizados para se ter a real confirmação.

Comentário do usuário