O MERCADO OMNICHANNEL- Uma das grandes tendências da evolução tecnológica

Rendacerta 18/02/2021 Relatar Quero comentar

OMNICHANNEL NO MERCADO

Há cerca de mais ou menos 10 anos atrás , quando efetivamente as compras por E-commerce no Brasil começaram a emergir, o mundo do comercio e do relacionamento com o consumidor se manifesta entre o off-line e on-line.

O off-line destacava a interação por carta, telefone, mala direta e os espaços de atendimento ao cliente, fundamentado especialmente para as lojas físicas.

No modo on-line, em um universo digital, esta relação de troca de informações era mantida basicamente por e-mail.

Com o avanço continuo da tecnologia e a incrementação das redes sociais como parte da integração desses canais de relacionamento, surgiu a necessidade de unir todos esses pontos de contato de modo a satisfazer as necessidades dos clientes onde quer que eles estejam.

Desse modo, diferentemente do atendimento multicanal, que oferece um gama de formas de relacionar com os consumidores sem estas (maneiras de interação) estarem necessariamente interligados, a experiência omnichannel permite a integração das informações do cliente em todos os mecanismo de interação (tablet, celular, tv, videogame, totem, etc.) dele com a marca, a fim de lhe proporcionar uma experiência customizada.

Este novo modelo de se relacionar com a marca e consumir das pessoas, com um grau de exigência bem superior, com informações preliminares acerca dos produtos e o avanço sistemático da tecnologia, fez com que grandes varejistas se posicionassem para atender essa demanda mercadológica se tornando também multicanal, pois o consumidor já o e.

Muito se tem confundido multichannel (que significa muitos canais) e crosschannel (que cruza ou atravessa) com o significado de omnichannel, que em seu contexto e uma evolução dos termos anteriores e significa todas as possibilidades de interação de compra dos consumidores, criando uma experiência única, seja como compra, como paga, como interaja com a marca.

Diante deste fato, as empresas buscam por inovação e ao mesmo tempo por competitividade e aquelas com capacidade de levar uma experiência de compra integrada largarão na frente e terão a preferencia dos consumidores.

Esta tendência e mais forte em outros países, como por exemplo, nos estados unidos, em que a amazon lança seu mercado inovador, a amazon go, onde os seus clientes vivem uma experiência significante de compra, mas há quem diga que não existe nenhuma empresa que consiga ser omnichannel por completa, mas exigira muito das empresas a adotarem esses princípios na maneira como relaciona com os consumidores.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário