Vai passar o Natal sozinho, em isolamento? 6 dicas para combater o tédio e curtir

Amélia 24/12/2020 Relatar Quero comentar

Em meio a um ano totalmente atípico, muitos de nós tivemos que descartar todos os nossos planos para o Natal deste ano, e para alguns isso significa passar o período festivo sozinhos, em total isolamento.

Conversamos com alguns especialistas, uma instituição de caridade de saúde mental e alguém que passa o Natal sozinha todos os anos ? e adora ? para descobrir quais dicas eles dariam a alguém que está se preparando para ficar por conta própria neste dia de Natal.

1. É normal ficar irritado

Se você está realmente irritado com seus planos arruinados, tudo bem. "Estamos em circunstâncias extraordinárias e acho que as pessoas têm todo o direito de ficar com raiva, desapontadas e tristes", afirma Helen Russell, jornalista e autora do livro How to be Sad (Como Ser Triste, em tradução livre).

"Temos que reconhecer, dar espaço e aceitar essa tristeza", diz ela. "Suprimir os pensamentos negativos não funciona ? eles voltam com uma vingança."

Segundo Russell, muitas pessoas acham difícil mudar, então não se preocupe se você se sentir inseguro.

2. Ajuste suas expectativas

"Você podia estar esperando celebrar um enorme e adorável Natal em família, o Natal perfeito, mas infelizmente isso não vai acontecer", diz Martha Mills, que passa o Natal sozinha todos os anos.

Mills costumava odiar o Natal, mas agora mal pode esperar para ter o dia só para ela. E escreveu (em inglês) um post no Twitter com dicas úteis.

"Decoração: Faça! Coloque alguns adornos por aí, isso pode fazer uma enorme diferença e mostrar que VOCÊ está no controle de seu destino."

Aceitar que o período festivo deste ano será diferente é fundamental, diz Mills, que sugere mudar a maneira com que você encara esse dia: "Agora você pode reescrever as regras e planejar algo diferente."

Mills afirma que o trata como um dia "decadente" de autoindulgência e autocuidado. Então faça o que quiser. E se houver eventos ou tradições que você não vai poder fazer neste Natal, pode ajudar pensar neles como pausados ? Em vez de cancelados.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário
Você pode gostar