Bolsonaro aposta na vitória de Trump para continuar entregando o Brasil aos EUA

ricardo102030 02/11/2020 Relatar Quero comentar

Às vésperas de uma das mais importantes eleições presidenciais nos Estados Unidos, que pode marcar uma virada na superpotência do norte, com o retorno do Partido Democrata ao poder, Jair Bolsonaro continua apostando tudo na vitória de Trump e se exibindo no mundo como principal aliado do presidente unilateralista que quer pôr o Brasil a serviço de sua estratégia de dominação mundial

O governo de extrema direita de Jair Bolsonaro prossegue em sua cega opção de submeter o país ao atual chefe da Casa Branca, que, segundo sua aposta, será reeleito na eleição desta terça-feira (3).

Fontes do Itamaraty confirmam que o governo de Bolsonaro não tem um plano B para o cenário eleitoral nos Estados Unidos. Para Bolsonaro, é Trump ou nada, a despeito de todas as pesquisas apontarem que a probabilidade maior é a eleição do democrata Joe Biden. 

A avaliação de diplomatas ouvidos pela jornalista Bela Megale do  é a de que, com uma eventual vitória de Biden, Bolsonaro tem dois caminhos: ou renega suas crenças antiglobalistas e negacionistas em relação ao meio ambiente, direitos humanos e democracia, ou investe em uma estratégia de confronto que acarretará problemas para o Brasil.

A análise de parte do Itamaraty é que, mesmo se Trump ganhar, a vida do Brasil não será fácil. Bolsonaro acentuou a má vontade dos Democratas do Congresso americano com o governo brasileiro ao defender abertamente a reeleição de Trump, atitude considerada nos EUA uma interferência indevida no pleito. 

Uma maioria democrata na Câmara e no Senado dos EUA poderá criar problemas para o comércio externo do Brasil. 

Comentário do usuário
X
Relatar
Use um endereço de e-mail real. Se não pudermos entrar em contato com você, não poderemos processar seu relatório.