Por que é importante criar sinergia na vida e nas relações?

auricelio silva 14/11/2020 Relatar Quero comentar

Por que é importante criar sinergia na vida e nas relações?

                                   Escrito por 

m uma definição simples, criar sinergia é gerar um elevado estado de cooperação criativa onde o resultado conjunto é maior que a soma das partes. Tal estado de cooperação é obtido a partir da reunião, ou encontro de diferentes pessoas, com suas diferentes habilidades e pontos de vista, com o intuito de obter uma perspectiva maior e mais abrangente do que a que seria obtida individualmente.

Para criar o ambiente da sinergia e da boa comunicação, é necessário ter a combinação de alguns ingredientes básicos:

Quando você se comunica sinergicamente, está simplesmente abrindo seu coração, sua mente e modo de expressões para novas possibilidades, novas alternativas e novas opções, mas para tanto, em uma família, por exemplo, devem-se quebrar os “climas” de inseguranças existentes e propor um clima onde possam ser expressos os sentimentos a respeito dos problemas, em um ambiente de segurança.

Buscar uma terceira alternativa ou encontrar a sinergia nas relações, não é um processo simples, porque não se trata apenas de um processo de negociação, pois se assim for, alguém sairá ganhando e alguém perdendo na relação, portanto, tem que haver a mudança nas crenças, no pensamento padronizado, o abandono da forma de pensar, da mentalidade do “ou você, ou eu”. Isto exige muita evolução no processo de maturidade individual, o autoconhecimento, para que uma das partes não se mantenha em uma relação de dependência querendo fazer prevalecer sua maneira de pensar e moldar o outro para si, em um processo de vitimização.

A sinergia implica em divisão de poder decisório para um grupo de pessoas onde todos participam e acrescentam ao todo. Valorizar as diferenças é a essência da sinergia, as diferenças mentais, emocionais e psicológicas entre as pessoas. E a chave para valorizar as diferenças é perceber que todas as pessoas veem o mundo não como ele é, mas como elas são. Ela é o fruto do respeito, da valorização e até mesmo da exaltação das diferenças entre um e outro.

A sinergia é a terceira alternativa – não do meu jeito, não do seu jeito, mas um terceiro, melhor do que qualquer um de nós possa apresentar, como resultado, novas metas compartilhadas são criadas e todos participam do processo com dedicação e responsabilidade.

Transformar obstáculos e dificuldades em oportunidades é uma chance de crescer e melhorar.

Combine as forças das pessoas com quais convive, através da mentalidade de uma equipe de trabalho positiva. Assim, para atingir objetivos, nenhuma pessoa trabalhará sozinha.

Na família, todos constroem caminhos e soluções diante dos problemas imprevisíveis ou mesmo criados.

Comentário do usuário
X
Relatar
Use um endereço de e-mail real. Se não pudermos entrar em contato com você, não poderemos processar seu relatório.