HISTÓRICO DO TURISMO NO MUNDO, NO BRASIL, NA BAHIA E NA CIDADE DO SALVADOR

Gouveia 18/07/2021 Relatar Quero comentar

HISTÓRICO DO TURISMO NO MUNDO, NO BRASIL, NA BAHIA E NA CIDADE DO SALVADOR

Leandro Carvalho de Almeida Gouveia 1

Resumo: O turismo é visto como grande vetor para o desenvolvimento socioeconômico e cultural em diversas cidades brasileiras, principalmente em Salvador, Bahia. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é fazer um levantamento histórico do turismo no mundo, na Bahia e em Salvador. Tem-se como objetivos específicos historiar o turismo no mundo, no Brasil, na Bahia e na cidade do Salvador. Do ponto de vista da metodologia, tratou-se de pesquisa bibliográfica e documental. Assim, procura-se por meio deste trabalho relacionar conhecimentos que visam reafirmar a importância histórica do turismo como um dos grandes agente modificadores da história econômica, social e política da humanidade.

Palavras-Chave: Turismo. Desenvolvimento. História. Salvador.

.

Abstract: Tourism isseenas a majorvectorfor thesocioeconomic and cultural developmentin several Brazilian cities, especially inSalvador, Bahia. Accordingly, the aim of thisarticle is to makea historical surveyof tourismin the world, in Bahia andSalvador. Hasspecific objectiveshistoricizingtourismin the world, inBrazil, in Bahia andin the city ofSalvador.From the pointof view ofmethodology, it was ofliterature and documents. So, lookingthroughthis workrelateknowledgeaimed atreaffirming thehistorical importanceof tourismas a majoragentmodifierseconomic history, socialand political life ofmankind. Keywords: tourism. Development.History.Salvador.

1. Introdução

Vamos fazer um levantamento histórico do turismo no mundo, no Brasil, no estado da Bahia e, em especial, uma análise da formação e das principais características do turismo na cidade do Salvador. Antes, porém, faz-se necessário uma definição conceitual do que seja o turismo, para que, conhecedores do assunto, possamos nos aproximar de sua história, objetivos e finalidades.

De acordo com estudos de Andrade (2002, p. 29), “os termos turismo e turista originam-se das palavras francesas tourisme e touriste, respectivamente, e registram seus significados sem maiores considerações”.

Para esse mesmo autor, houve uma evolução conceitual do termo turismo, que inicialmente era entendido a partir de aspectos relacionados a viagens de recreio. Nesse sentido, Andrade (2002, p. 38) apresenta o seguinte conceito de turismo: “o complexo de atividades e serviços relacionados aos deslocamentos, transporte, alojamento, alimentação, circulação de produtos típicos, atividades relacionadas aos movimentos culturais, visitas, lazer e entretenimentos”.

Entendemos que o turismo, como impulsionador do desenvolvimento, faz com que ocorram transformações diversas para melhor adequação da atividade com o meio no qual está inserida. A história local é um importante atrativo para intensificação de demanda e ampliação de oferta de destino, por isso importa promover melhorias contínuas não só para a população local, mas também para a recepção de visitantes.

O interesse da exploração turística de determinadas manifestações culturais como gastronomia, dança e artesanato, entre outras, deve-se a potenciais fatores de originalidade do local e de divulgação consistente das mesmas por meio da imagem que se queira projetar. No caso de atrativos turísticos, sua concepção está centrada em manifestações locais.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário
Você pode gostar